Choy Lee Fut Kung Fu & Qigong
O Choy Lee Fut é hoje um dos mais conhecidos e praticados estilos de Kung Fu a nível mundial. A sua popularidade deve-se ao facto de ser um sistema estruturado nas suas bases, com uma história documentada até às suas raízes no famoso templo de Shaolin na China. Dispõe de um amplo leque de opções técnicas e uso de várias armas tradicionais, bem como o recurso aos bonecos de madeira como instrumentos de treino, de uma forma tão completa como nenhum outro estilo de Kung Fu.
Com origens no século XIX, na sua génese esteve o conhecimento desenvolvido por monges dentro dos muros dos secretos templos de Shaolin (Honan e Fukien) de onde herdou toda a tradição Budista. Fundado por CHAN HEUNG em 1836 (oficialmente) e transmitido no seio da família Chan, foi sendo aperfeiçoado pelas gerações seguintes, chegando aos nossos dias pela mão da 5ª geração, o grande mestre CHEN YONG FA, actual “Guardião” do sistema na linha directa do fundador.
Chan Heung
Representado no nosso país pela Wing Sing Tong Portugal, o Choy Lee Fut da família Chan, chegou ao nosso país na década de 80, e é hoje um sistema de Kung Fu amplamente respeitado e popular em Portugal, pelo bom desempenho dos seus praticantes em torneios nacionais e internacionais, alcançando várias vitórias.
Actualmente, a sua reputação não se resume tão somente à arte de luta, mas também ao fantástico sistema de trabalho energético, mais conhecido como Shaolin Lohan Chi Kung (Trabalho da Energia de Buda da Jovem Floresta) alusão às origens monásticas deste subsistema. Desde o Minho ao Algarve, são hoje centenas os praticantes, interessados e entusiastas das duas vertentes da modalidade, instruídos por monitores e professores qualificados, formados segundo a mais pura tradição marcial, e enquadrados por organismos reguladores, conforme prevê a lei de bases do sistema desportivo.
Chen Yong Fa
O Choy Lee Fut é um sistema de combate eclético, um misto de variadas influências de sistemas do norte e sul da China, os seus níveis de progressão e aprendizagem dos conteúdos técnicos e teóricos, encontram-se escalonados (à semelhança das escolas tradicionais de Kung Fu) em três níveis: principiante, intermédio e avançado.
Além da parte interna do sistema (Lohan Chi Kung) a sua estrutura inclui igualmente ensinamentos de medicina tradicional chinesa, e rotinas de dança do leão, na mais pura tradição chinesa.